Do desconserto ao concerto

 «Cheguei à empresa Vinhos Abrunhosa à hora combinada. A recepcionista, depois de me ter anunciado à gerente e proprietária da empresa, pediu-me que aguardasse um pouco ali na recepção. Aguardei apenas uns três minutos. A dr.ª Rute Abrunhosa veio pessoalmente encaminhar-me ao seu gabinete.»
(…)
«Levantei-me e apertei-lhe a mão como fazíamos nas empresas. Ela correspondeu e sorrimo-nos como bons amigos. O pior estava para vir. Dei dois passos para a porta, e vi o Roque vir devagar, de cabeça baixa e cauda caída, na minha direcção. O enorme pastor alemão tinha compreendido tudo. Olhou-me com o ar mais triste que já vi no rosto de um animal. Ajoelhei-me instintivamente, abracei-me ao Roque e chorei convulsivamente, com a minha cara encostada à dele. Levantei-me, voltei a olhar para o cão, e a carinha dele era de uma tristeza infinita. Dos olhos do Roque tinham saído duas lágrimas que molhavam o seu lindo pêlo. Chorava. O meu querido amigo chorava por saber que não me voltaria a ver.»
Do conto “Sofrer por amor”,
in “Do desconserto ao concerto” de João José Santos

Image

Aside | This entry was posted in Literatura and tagged , , . Bookmark the permalink.

3 Responses to Do desconserto ao concerto

  1. João José Santos says:

    Obrigado, Ana!🙂

  2. João José Santos says:

    O título do “post” ficaria melhor assim: «Do livro de contos “Do desconserto ao concerto”, de João José Santos,» em vez das primeiras palavras do excerto darem o título ao “post”.
    O título do livro em itálico, mas aqui eu não posso meter itálico.
    Se puder ser, porque se não puder, não vem mal ao mundo.

  3. João José Santos says:

    Mais informação sobre o livro pode ser obtida aqui:
    http://jjsantos.weebly.com/

Leave a Reply

