A América de João Medina

minha_américa

Numa palavra, este livro deambula sem complexos, vagabundeia por livros, cidades, monumentos, pessoas, acontecimentos e ideias que se prendem com a vida norte-americana, não a pretende concatenar em catalogue raisoné, antes salta duas coisas para outras, sem preocupação de ser um curso exaustivo, um seminário exigentemente sábio ou um manual didáctico ou um calhamaço de sabença erudita. Ele fala da minha América, literalmente daquilo que na civilização e cultura americanas me apaixonou, seduziu, encantou, impressionou nas minhas muitas idas lá e nos anos que por ali ensinei, pois quis Adonai que eu tivesse o privilégio de ensinar três vezes, em duas das suas maiores universidades, a Johns Hopkins, em Baltimore, e na Brown University – ma qual tive como dedicado e amigo anfitrião o meu colega Onésimo Teotónio de Almeida, autêntico patrono dos estudos lusos nos States –, na providencial cidade de Providence, nessa Nova Inglaterra que ficaria, desde então para sempre, como o meu rincão mais querido de quantos conheci no vasto continente dos Estados Unidos. Em suma, não se procure nesta obra subjectiva um curso do cinema, da literatura e doutras formas maiores ou menores de exprimir a cosmovisão do povo do Novo Mundo. Assumidamente subjectivista e pessoalíssimo, ele valerá o que valer, mas não pretende de maneira nenhuma constituir-se em manual para instruir, educar ou leccionar quem quer que seja.

(do prefácio)

This entry was posted in Literatura and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

