Destino: Sul de Mateus Brandão

“A estrada não é senão um caminho esburacado de terra batida, que nos faz saltar no banco improvisado, e por onde o condutor acelera – qual piloto de ralis – deixando atrás de nós um enorme rasto de poeira. Meia hora depois paramos no meio do nada. Um dos meus companheiros de viagem salta fora da carrinha, regressando de espingarda carregada, que faz repousar entre as pernas. Diz-me pertencer aos serviços secretos e que tenho muita sorte por estar a viajar com eles… Apenas um pensamento me ocorre: ‘onde foi que me vim meter!?’”

Destino: Sul

Mateus Brandão
​O LIVRO
A vontade de partir e de conhecer novos lugares para compreender melhor o nosso próprio lugar no mundo é um dos mais antigos desejos do ser humano. Por esta razão, não admira que Mateus Brandão se tenha um dia despedido da família para se fazer ao caminho, iniciando uma corajosa odisseia para um viajante com a sua idade, que o levaria desde o Cabo Norte, na Noruega, ao Cabo Agulhas, na África do Sul.
Jornada após jornada, foi conhecendo pessoas invulgares, aprendendo hábitos novos, trocando afectos, partilhando contrariedades ou sentindo a bondade de uma família ocasional. Depois de muitos meses a viver uma experiência singular, regressa a casa mais enriquecido e decide contar a sua história – Destino: Sul. Para regozijo do leitor.
​O AUTOR
Mateus Brandão nasceu em 1982, em Santa Maria da Feira.
Desde muito cedo sentiu o apelo de viajar, fazendo-o sempre que possível no seu meio de transporte favorito – o comboio. Depois de percorrer todas as linhas do país, uma viagem iniciática no Sud-Express permitiu-lhe o contacto, em 2007, com uma realidade surpreendente. O resultado foi um InterRail no ano seguinte pelo Leste europeu (Polónia, Hungria e República Checa), a que se seguiu outro em 2008, por terras da Roménia, Bulgária, Finlândia e dos países do Báltico.
Em 2011, decide unir o extremo setentrional da Europa ao ponto mais austral de África: nascia, dessa forma, o projecto «De Cabo a Cabo», que o levaria a percorrer durante vários meses mais de vinte e cinco mil quilómetros – e que está na origem de Destino: Sul. Já percorreu Portugal a pé. Actualmente concilia a sua profissão de arquitecto com a de guia de viagens. A próxima partida é no Trans Europ Express.

http://www.parsifal.pt/

This entry was posted in Literatura and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment