Gazeta das Caldas

gazetadascaldas

Estatuto Editorial

Publicado a 24 de Maio de 2010

“A Gazeta das Caldas, jornal regionalista que hoje inicia a sua publicação é, por assim dizer o porta-voz de todos os que amam esta região.”

Estas palavras com que abria a primeira edição da Gazeta das Caldas em 1925, poderão sintetizar o objectivo que ainda hoje permanece, adaptado aos novos tempos, do nosso jornal.

“Livre, em absoluto, de toda a política de partidarismos, procurará servir os interesses da região, chamando a si todas as ideias, venham de onde vierem, que concorram para o seu progresso incessante.

Não nos movem inimizades, não nos sacodem vaidosos desejos de grandeza. Estamos convencidos de que, com a nossa presença preenchemos uma lacuna; e, assim, saudamos os habitantes das Caldas e sua região, com o desejo de trabalho fecundo e progresso contínuo.

Eis ao que vimos. Eis para que aqui estamos.

Que as desilusões nos não toquem a alma, e que nos encorajem os nossos ideais, todos aqueles que, desassombradamente, trabalhem para o bem comum.”

Terminava assim o editorial de abertura da fundação deste jornal.

Setenta e seis anos depois, pouco poderemos acrescentar para figurar no nosso Estatuto Editorial, a não ser que respeitaremos o dever da verdade e da justiça, não privilegiando interesses político-partidários, económicos sociais ou religiosos.

Neste sentido, julgamos que o jornal será o lídimo representante do querer local e da afirmação dos princípios da Democracia representativa e da Liberdade de pensamento e de acção, num espírito de partilha e de solidariedade que dê as mesmas oportunidades a todos, independentemente da sua origem.

Em termos jornalísticos respeitaremos os princípios deontológicos e de ética profissional, tanto dos jornalistas bem como o direito dos leitores a uma informação séria e objectiva.

This entry was posted in Media and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s