Bairro dos Livros

cropped-logo_bairro-facebook_maio2013-011

a leitura é contagiosa (quando boa e furiosa)

Era uma vez…

Como tudo começou…

O evento Bairro dos Livros, que arrancou oficialmente em Abril de 2012, conta já com alguns anos de debate, preparação, coordenação de iniciativas, entre recuos e avanços. É com a organização da CulturePrint e no momento em que a cidade mais precisa que os livreiros se unem na Baixa do Porto para fazer da rede de livrarias e alfarrabistas da cidade lugares de partilha de conhecimento, de celebração do livro e dos leitores e de programação cultural pensada para todos os públicos.

A história de um bairro de livreiros e alfarrabistas…

O projecto “Bairro dos Livros” é o espaço geográfico e emocional em que se inserem mais de três dezenas de livrarias da cidade do Porto, com vários perfis e identidades – generalistas, tradicionais, alfarrabistas, especializadas, de grande e pequena dimensão – e que funcionam como pontos de encontro para os habitantes da cidade e que são locais de passagem obrigatória no roteiro cultural da cidade, assim como um íman para turistas (os de fora e os de dentro). O Bairro dos Livros acontece no segundo sábado de cada mês e consiste numa conjunto de actividades culturais e acções artísticas que se realizam na baixa do Porto e são organizadas pela CulturePrint.

A partir desse enorme potencial, que é um verdadeiro património imaterial gerador de produção e integração lúdico-cultural na vida da cidade, e da concertação entre os livreiros, o “Bairro dos Livros” assume-se como um projecto de desenvolvimento de estratégias e acções conjuntas para:

1. Divulgar o livro e a leitura com base no conceito “Ler com prazer livros todos os dias”;

2. Participar no fomento da dinâmica que vem surgindo nesta zona da cidade, com vista à captação, afluência e fidelização de novos públicos através de acções concertadas entre os livreiros e outro comércio tradicional aqui implantado.

Mais do que isso, numa altura em que a crise afecta o estado de alma dos portuenses, a CulturePrint e os livreiros do Bairro querem contrariar os sentimentos de apatia e de medo do futuro para continuar a fazer crescer a Baixa da cidade e acarinhar os leitores.

This entry was posted in Geral, Países e regiões and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a comment