Trabalhos de Casa

trabalhosdecasaPoucas manobras críticas são mais propensas ao equívoco do que elogiar um escritor pelo estilo em detrimento da substância. Há boas razões para deplorar esse gambito, até porque um bom leitor sabe que a separação de «forma» e «conteúdo» é pouco mais do que uma inofensiva desonestidade programática, mantida por motivos práticos: ao fingirmos que a separação existe, tornamos a análise mais expediente.

Mesmo depois desta confissão corporativa, parece-me continuar a haver espaço para achar que certos escritores (Nabokov, John Updike, Martin Amis) exigem tacitamente ser encarados como puro desempenho exibicionista; e na presença de talento, a nossa obrigação crítica enquanto leitores é obedecer às suas exigências. O talento, de qualquer maneira, é quase sempre exibicionista; a partir do momento em que aceitamos este facto, não faz sentido alimentar preconceitos contra modos específicos de exibicionismo. No entanto, existe um determinado tipo de leitor que, quando confrontado com a hipótese de que certos escritores devem ser lidos não por aquilo que dizem, mas pela forma como o dizem, manifesta uma objecção cuja raiz é moral. Os casos mais problemáticos ocorrem não tanto na ficção, mas sim nessa expansão de território nebuloso conhecida como «jornalismo literário». É aqui que as acusações de «mais estilo que substância» carregam uma impugnação ética; e é aqui, consequentemente, que elevações de estilo sobre substância mais arriscam uma resposta indignada — uma indignação que exige a reiteração de alguns princípios básicos.

Trabalhos de Casa inclui textos de Rogério Casanova publicados na imprensa ao longo de cinco anos. Prefácio de Abel Barros Baptista.

(Para ler algumas páginas do livro)
This entry was posted in Literatura and tagged , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s