ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve

ACTAHistorial

A ACTA – A Companhia de Teatro do Algarve, é uma estrutura de produção artística teatral com carácter profissional. Foi constituída a 9 de Fevereiro de 1995, em Faro, por um grupo de interessados fazedores de teatro provenientes da Universidade do Algarve, liderado pelo professor e pedagogo José Louro. Será a convite deste prestigiado homem de teatro que em 1997 Luís Vicente, actor com reconhecidos créditos artísticos e também com experiência nos domínios da formação, da produção e da gestão teatral, integrará a estrutura da ACTA.

A Companhia inicia actividade a 2 de Março de 1998 com José Louro como Director Artístico, Luís Vicente como Director de Produção e Noé Amorim como Director Técnico. Desde esse ano que é financiada pelo Ministério da Cultura.

Em finais de 1999, após um processo de reestruturação interna, Luís Vicente assume a Direcção Artística da ACTA e José Louro passa a integrar o Conselho Artístico, órgão informal afecto à Direcção da Companhia.

A par da produção artística, a ACTA tornou-se interveniente também em questões de formação e sensibilização de públicos, nomeadamente junto de discentes e docentes dos vários graus de ensino.

A Companhia edita regularmente, desde 1998, a publicação ACTAs do teatro, a qual visa cumprir não só uma função de “programa” de cada produção artística, mas também a de instrumento de reflexão artística e estética, e, pontualmente, também a noticiosa e a didáctica.

Nos planos artístico e estético, a ACTA não se assume como uma Companhia de opções regionalistas. O historial dos seus critérios nos referidos planos exprime diversidade quanto a género, bem como uma orientação universalista e cosmopolita, concretizada num repertório de qualidade (no qual tem expressiva presença a dramaturgia nacional). Esta preocupação revela-se, sobretudo, numa prática de pesquisa permanente, numa busca constante de inovação, para que a aplicação das transversalidades suscitadas pelas diversas formas de expressão artística e dos seus diversos signos se encontrem ao serviço do todo que constitui o fenómeno teatral.

Objectivos e Estratégias

A ACTA tem como espaço privilegiado de actuação a região do Algarve. O grande objectivo da Companhia, a sua missão, é estimular a apetência e o gosto pela fruição teatral entre a população residente na sua diversidade. Por um lado, objectiva-se uma acção com acentuada vertente pedagógica e, por outro, uma acção essencialmente lúdica, mas substancial, nobre e espiritualmente elevada.

A Companhia prossegue assim, uma política consistente na seguinte filosofia: fazer cruzar a produção artística que realiza pelas vertentes pedagógica e sociológica, consubstanciada numa programação ecléctica a qual aponta para uma fruição de grande abrangência, no plano do gosto e da necessidade, no espectro cultural, não confrontando valências quanto a géneros, antes procurando harmonizá-los independentemente delas.

A Companhia procura laborar numa prática artística e esteticamente consistente e singular que visa tocar também a população flutuante da região e, articuladamente, projectar a sua acção no contexto do panorama teatral nacional e internacional.

This entry was posted in Instituições and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s