História do PCP – Das origens ao 25 de Abril (1921-1974) de João Madeira

pcpOs ventos que traziam notícias da Revolução de 1917 na velha Rússia entusiasmavam o movimento operário. Anarquistas de várias famílias e inspirações, sindicalistas revolucionários, socialistas viam, cada qual a seu modo, esse grande acontecimento e afeiçoavam-no ao seu ideário, às suas esperanças e aos seus propósitos.

Mas são sindicalistas revolucionários a fundar, em Setembro de 1919, a Federação Maximalista Portuguesa (FMP). Vêm dos sectores mais radicais do movimento operário, mas não estão obstinados na criação de uma organização exclusivamente proletária, como aspirava a Confederação Geral do Trabalho (CGT), também constituída nesse ano.

Bafejados pela revolução russa, reuniam-se na Federação Maximalista muitos daqueles que, em Portugal, no quadro adverso do pós-guerra, não se conformavam com os impasses e as limitações da acção sindicalista tradicional. Já antes, em 1917, o agravamento das condições de vida potenciara objectivamente a ampliação e a radicalização do movimento social, traduzidas num importante surto de greves e em movimentos de assalto a depósitos de géneros e mercearias. Esses movimentos não conseguiriam contudo unificar-se, nem adquirir uma dimensão nacional articulada e um carácter abertamente político, tendo saído gorada a tentativa de greve geral de Novembro de 1918, apesar de preparada com meses de antecedência, com a adesão de expressivos sectores e regiões.

Das Edições Tinta-da-china. É possível ler algumas páginas e ficar a conhecer alguns dados sobre o autor.

This entry was posted in Geral and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s