Cartas a Um Amor Ausente de António Vilhena

No êxtase da palavra e do silêncio, entretece o poeta o sonho que o percorre, no espaço sem tempo e sem lugar, e anuncia imperecível, transfigurada, a verdade que o transcende.

 Em Cartas a um amor ausente, o amor é a substância primeira, o sujeito e o objecto da narrativa poética. Dali parte, ali regressa. E, nesse amor tão escrupuloso, o autor põe uma tão comovida atenção, uma tal graça ingénua na estilização do mundo que é o seu, que a sua palavra, o que nos dá a ver, leva-nos a afirmar com Hölderlin que a poesia é a mais inocente das actividades.

in Prefácio

PROÉMIO.

Este livro é uma viagem, um olhar distante e, simultaneamente, próximo de uma cumplicidade literária entre duas pessoas que nunca estiveram juntas. “Só se ama o que se conhece, mas a existência de um “TU” metafórico admite um amor ausente”. No mais fundo dos silêncios, onde permanecem invisíveis os dias e as noites, às vezes, só as palavras nos salvam da inquieta viagem dos medos. Quando a luz ilumina a obscura vontade dos olhos, a utopia dos amantes transforma o amor num diálogo quase impossível. Denunciado pelas palavras e pelas sombras, este livro é, apenas, um dos lados desse encontro emocional. Indizível e atravessado pela descontinuidade de fragmentos, cartas, o arco poético une a semântica amorosa. As muitas leituras possíveis destes fragmentos, legítimas e pertinentes, acrescentam amplidão à sua essência. Consumou-se a escrita, falta o encontro.

A.V.

 

This entry was posted in Literatura. Bookmark the permalink.

One Response to Cartas a Um Amor Ausente de António Vilhena

  1. Paula Pedro says:

    Efectivamente pelo que tenho acompanhado, mediante os pequenos excertos que o autor tem partilhado entre amigos do facebook, realmente estamos perante um semântica amorosa, em cartas poéticas, imperdível!!!
    Para os verdadeiros amantes de poesia, recomenda-se!
    E uma vez que tratar-se de uma edição limitada… já estou a aguardar, expectante, o meu exemplar autografado.🙂

    Paula Pedro

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s