Passatempo de Verão II – As Nuvens e o Vaso Sagrado – (Kant e Goethe. Leituras) de Maria Filomena Molder

Português de facto 2014

 

Quinto aspecto (que nos vai aparecer como um corpo estranho ao pensamento kantiano): é imprescindível, para vencer a pobreza constitutiva da experiência que passa e os seus defeitos naquela que perdura, rejeitar a “mitologia” da relação entre sujeito e objecto. Segundo Benjamin, Kant nunca chegou a superar “uma concepção que faz do conhecimento uma relação entre uns sujeitos quaisquer e uns objectos quaisquer” ([Über das Programm der kommenden Philosophie, GS II.1, pp. 157-171] p. 161). Por conseguinte, é para ele uma exigência da filosofia vindoura eliminar a exigência da natureza-sujeito da consciência cognoscitiva, libertando-a de qualquer traço mitológico psicologizante  que, mesmo sublimado, é reconhecido em Kant: “a sublimada representação de um eu individual somático-espiritual que, por meio dos sentidos, recebe as sensações e a partir delas constitui representações” (Ibid.). O que implica, para Benjamin, o risco de encerrar e cativar o conhecimento na dispersão da consciência empírica.

Por um lado, esta rejeição deve ser lida à luz da exigência constante em Benjamin de fazer justiça à experiência, exilando a sua compreensão de uma teoria da subjectividade. O que parece completamente descabido no contexto kantiano. E, no entanto, mostrar-se-á que na “Analítica do Belo” e noutras passagens da “Primeira parte” da Crítica da Faculdade de Julgar, Kant faz intervir uma concepção que perturba, por assim dizer, a manutenção daquela mitologia.

Foto tirada em Vale do Brejo, com a Serra de Montejunto lá ao fundo (Agosto de 2014).
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