Revista XXI, Ter Opinião, nº 4 – Isto é cidade

xxi_4

 

Vivemos num mundo competitivo, muito dado a rankings. As cidades são um dos alvos de múltiplas classificações. A mais frequente responde à pergunta: qual é a melhor cidade do mundo para se viver?

Nos últimos dois anos, a eleita pela OCDE foi Camberra, a capital política da Austrália. Cidade planeada há pouco mais de um século, a sua construção foi o compromisso encontrado para superar a rivalidade entre Sidney e Melbourne. Para a eleição de Camberra contaram critérios como espaços verdes, acessibilidades, arquitectura, vida nocturna, escolas e hospitais. Méritos vários, provavelmente incontestáveis, no entanto… interrogava-se o The Guardian há poucas semanas: “Tornar-se-ão as nossas cidades em mórbidas Camberra?”. Mórbidas no sentido de estéreis, grandes eixos rodoviários, rotundas monumentais, paisagens aborrecidas. A contestação do jornal parte desde logo da observação de que nestas listas não figuram cidades como Londres, Paris ou Nova Iorque. Dificilmente Camberra será uma cidade onde muitos sonhem viver. Muito planeamento, boas intenções, mas uma sensação artificial. Uma cidade sem alma nem barulho, talvez adequada, na ironia britânica, à leitura do The Economist sem incómodo…

Excerto do editorial

A revista XXI, Ter Opinião é uma publicação da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O quarto número é dedicado às cidades. Podemos encontrar textos de reflexão, testemunhos pessoais ou entrevistas a figuras como Siza Vieira ou Jorge Sampaio.

Vale a pena consultar o índice ou folhear digitalmente o volume.

This entry was posted in Instituições and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s