Em Diálogo com Eduardo Lourenço, de Ana Nascimento Piedade

EL

– A fenomenologia que vem pôr o acento nessa realidade que, antes de tudo, o homem precisa de pensar no facto de que está no mundo, ele é o seu rapport au monde, e que a filosofia não é uma actividade pensante de tipo intelectual e puramente abstracto, mas que é uma captação do mundo e, por conseguinte, a consciência é a consciência do mundo.

– Aí temos Heidegger

– A partir daí é que realmente Heidegger vai então… Sabe que, digamos, aquele papel que até aqui estava reservado às questões lógico-metafísicas, que tinham a ver com o Ser, o Ser em si, o fim da tradição aristotélica, em que realmente a primeira coisa primordial que precisava de ser elucidada… antes de fazer uma análise existencial, era: «O que é que nós somos como existência?».

E daí, portanto, essa preocupação de Heidegger que, de resto, nunca chegou a concluir o título célebre do seu livro O Ser e o TempoO Ser e o Tempo. Mas O Ser e o Tempo não é uma meditação do género que se podia fazer nos termos metafísicos tradicionais do ser, das outras teorias sobre o tempo que existem, porque o próprio Ser não é pensável sem essa imbricação ontológica de uma coisa com a outra, o ser e o tempo. E a nossa existência é o lugar onde o ser e o tempo se imbricam verdadeiramente. De maneira que, para começar, temos, pelo menos, de ver claro o que é que nós somos efectivamente. Essa filosofia teve depois muitas traduções e eu não tive conhecimento da filosofia de Heidegger muito jovem, conhecia-a menos por textos directos que indirectos escritos sobre Heidegger, mas antes disso eu tinha sofrido efectivamente a influência de Kierkegaard.

Ana Nascimento PiedadeEm Diálogo com Eduardo Lourenço, Lisboa, Gradiva, 2015, pp. 80-1

This entry was posted in Geral and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s