Em Português, Se Faz Favor, de Helder Guégués

18829110_kCprE

Um livro de Helder Guégués, revisor e, portanto, estudioso da língua. Relembre-se que é, também, responsável pela fixação de texto da mais recente edição de Os Maias.

[A língua portuguesa] só um mal tem, e é que pelo pouco que lhe querem os seus naturais, a trazem mais remendada do que capa de pedinte.*

Fundamentado na sua larga experiência como revisor e inspira­do no mote dado por *Francisco Rodrigues Lobo, o autor apon­ta-nos alguns dos erros e confusões mais comuns, passando por questões de regência verbal, ortografia, pronúncia, concordância, formação do plural, modismos e mau uso, sempre com abona­ções reais, do dia-a-dia, tanto da literatura como da comunicação social, quase sempre com notas de humor que aligeiram o árduo trabalho de apreender regras. Por vezes, numa simples nota de rodapé, diz-nos o que há muito procurávamos saber. Tudo servi­do por uma rede de remissões e um exaustivo índice alfabético e remissivo, imprescindível numa obra desta natureza.

O método seguido pelo autor é linear: ao erro, que analisa e explica, contrapõe abonações correctas; ou, inversamente, ao acerto, que elogia, contrapõe a prática comum e errada. Aqui e ali, ocupa-se de falsos erros, de convicções generalizadas, de­monstrando a sua sem-razão. Tenta, como escreve no prefácio o escritor e crítico literário Fernando Venâncio, arrumar o mundo. Mas esta é uma tarefa infindável.

PREFÁCIO – Fernando Venâncio

POSFÁCIO – Desidério Murcho

Guerra e Paz

This entry was posted in Geral and tagged , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s