Gramática de Grego: Grego Clássico e Helenístico, de Manuel Alexandre Júnior

GREGO

À semelhança do tempo, que apresenta em grego cinco temas distintos, o modo apresenta quatro formas finitas diferentes (os modos propriamente ditos) e duas formas não finitas (o infinitivo e o particípio).

O modo verbal é a forma como o sujeito afirma a realidade da declaração feita pela acção do verbo. Ou, por outras palavras, é o traço morfológico de um verbo que o sujeito usa para retratar a sua afirmação em termos de realidade expressa pela acção ou estado verbal. O grego tem quatro modos e cada um deles indica um grau de realidade. O indicativo é o modo da realidade objectiva. O conjuntivo, optativo e imperativo são modos da realidade não objectiva, respectivamente a probabilidade, a possibilidade e a vontade. Alguns gramáticos acrescentam o infinitivo e o particípio aos modos por alguns dos seus usos serem virtualmente os mesmos dos modos. Embora se possam classificar com os modos, o facto é que também há neles usos que não têm função modal possível. Será talvez mais correcto classificá-los como formas nominais do verbo: o infinitivo como nome verbal e o particípio como adjectivo verbal.

As formas do modo podem, portanto, classificar-se em duas categorias distintas; uma forma do modo indicativo e três formas de modos não indicativos. Importa, entretanto, sublinhar que uma mesma função se pode representar por mais do que um modo. Por exemplo, o conjuntivo e o imperativo são ambos usados para proibições ou ordens negativas; o indicativo e o imperativo são ambos usados para mandamentos ou ordens positivas; o indicativo e o optativo são ambos usados para a expressão do desejo. O desenvolvimento dos modos foi gradual, mas a sua diferenciação nunca foi absolutamente assumida.

Manuel Alexandre Júnior, Gramática de Grego: o Grego Clássico e Helenístico, 2.ª edição revista e actualizada, revisão de Sara Sousa Gomes, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 2016, p. 318.

Advertisements
This entry was posted in Gramática, Grego and tagged , , . Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s